Wednesday, June 27, 2012

Seguranca! nao Mar nao e fazer BANGA













"Creoula"1989 Bolinando entra Cabo Verde e Açores Navegando entre 2 tufões tropicais o Felix e o Maxwell" na latitude de Cabo Branco.
Foto de Director de treino Mariano José Ferreira Gonçalves. (Ex CR6XI).


Actalmente (Ct1XI) que como radio-amador agora operando em emissões via satelites, e que comingo fundou em 1987 a Portugueses Maritime net, continua no objectivo de servir todos aqueles que necessitam comunicacoes .


O seu amor a Angola, ao Mar e a electrónica fazem dele um daqueles que eu me prezo de chamar amigo, desde os anos 70.



Também tem uma historia . De noite se avistaram 2 roquetes de silalizacao muito longe se deu alguns bordos mas nada avistado como o tempo não dava para mais se tomou nota da posição.



2 Meses depois uma "Balsa" chegou as Caraíbas com um casal Francês e uma Criança depois de 2 meses de mar.

Obrigado Mariano por dividires a historia comingo .


CV .

Procedimentos das estações de rádio que pertencem a dezenas de Marine Net usam para servir as comunidades Náuticas, que por vezes desconhecem os seus procedimentos.
Só quem de um modo geral vez uma viagem de circunvagarão ou aqueles que realmente as continuam a fazer sem parar por anos e anos o poderão saber e apreciar.

As estações de rádio amadores só podem comunicar com outras estações de rádios amador.

Excepto em situação de emergências.

Mas há bastantes “Nets operadas por Rádios Amadores, que também operando de bordo dos seus iates e com os seus indicativos de chamada das bandas marítimas operam e prestam o seus serviços gratuitos para os outros velejadores que não são Rádios Amadores.

De qualquer maneira que seja o caso o e mais ou menos igual e bastante avançado pois eles também são Marinheiros.

Nunca esquecer de que trabalhar, com estes operadores amadores são pessoas que conhecem a metrologia e tem muita pratica de mar e de tudo o que se relaciona com a parte técnica de todo o que esta a bordo.

Por outras palavras e mais um tripulante com muita experiência sobre tudo, só que não esta a bordo e tem o poder de estar em terra firma, com acessos a Internet e ao telefone, também fazendo parte das mais modernas e importantes redes de emergência e com poderes de decisão rápidos e eficientes.

Uma “Net” como a de UK ou das duas (Piri-Piri) Net e Durban Marite Net que estão operando da África do Sul. Muitas dos U.S.A as Australianas Alemães, Italianas , nova Zelândia e tantas outras não esquecendo a “Roda dos Navegantes que cobre a passagem do Atlântico Sul em especial depois da Ilha de S. Helena ate ao Brasil ou Caraíbas, e que e muito usada pelos os navegantes de Língua Latina. Não esquecendo a Portugueses Net.

Os meios técnicos são cada vez mais sofisticados, embora todos nos nas nets temos unidades técnicas de comunicação compatíveis uns com os outros .
Tudo aquilo que saia deste contesto será uma coisa muito especial e de um modo geral só em caso muito raros podaram ser aceites.

Há centenas e centenas de iates que todos os dias se fazem presentes nestas nets e os seus efeitos de segurança são só por isso mais seguros pois alem de assistência segura, recebem a sua meteorologia se regista sua posição se informas os outros iates na zona deles e eles ficam também a saber que não estão sós na zona.

Quando navegam em zonas não muito normais ou em rotas completamente consideradas fora de uso, e em tempos que não são alias os mais indicados, eles os operadores das nets utilizado outros programas de posições de barcos em todo o mundo poderão ver em segundos os navios que se encontram mais perto, e o seu ETA em caso de se ter que desviá-los da rota para uma possível ajuda quando a situação for realmente de vida ou morte.

Mastros partidos, e com os motores sem funcionar, doentes a bordo a precisarem de ser transferidos, para barcos por vezes com enfermeiros ou doutores a bordo, ou ate porque devido a sua velocidade os pode aproximar mas perto de serviços de evacuação via helio etc.

E Como estes amadores conseguem isto? De certo que são pessoas com muitos anos de Mar, e conhecimentos técnicos e que com o seu trabalho sem renumeração deram provas de credibilidade as estações de Salvamento pelos muitos anos de serviços prestados. (Muitos destes operadores são também funcionários destes departamentos)

As Nets tem horas e frequências de comunicação de um modo geral cerca de 10 minutos numa frequência perto da faixa dos 40 metros para comunicações a curta distancia e depois dos 10 minutos passam para uma frequência mais alta de um modo geral nos 20 metros para comum situações a mais de 600 n/m.

Estas nets tem operadores não só junto ao Mar mas também muito longe deste,

Alias muitos de nos que atravessaram de Saldanha para Luanda se lembram que muitas vezes era Durban e outras vezes era JHN e algumas vezes A Gentil em Saldanha que nos tiravam a posição nos davam a meteorologia e segundos depois via Londres o Jonh Cash publicava na Net.
Isto em segundos.
Relembrando também que um amador do Namibe entrou em contacto imediato a pedido por mim feito assim como as estacoes da Net da África do Sul de Língua Portuguesas quando foi preciso para a entrada do Mussulo no Sul de Angola

As comunicações se devem de se fazer de manha e outra ao anoitecer, assim se sabe em terra que o dia correu sem acidentes e de manha confirma de que a noite correu bem.

Quem fez a passagem a bordo do “Uanga” se deve de lembrar de que 3 dias e 3 noites as estações de Saldanha Bay e de JHB estiveram sempre em escuta pois o assunto esteve muito serio.

Num caso recente em que eu prestei ajuda para uma passagem de Portugal para as Caraíbas (Em tempo normal) essas comunicações foram feitas na banda Marítima pois eu também tenho o meu indicativo da banda Marítima e engraçado também por vezes via Satélite também o mesmo de via Satélite dei a minha ajuda ao “Mussulo” que atravessou do Mindelo para o Brasil.
Também dei uma pequenina ajuda na passagem do “Adriana”. (Coisas não Normais)

Para os mais novos saberem como estas coisas podem funcional um pouco melhor abaixo vos dou um site que vos tereis que aprender a manobrar e podem ver como eu sempre sabia quem poderia se necessário fosse enviar activando o sistema de Salvação de Silver Mine em Cape Town para poder enviar ajuda rapidamente a estas embarcações de que acima descrevi.

Poderam ver os barcos em diversas partes do mundo com o seu indicativo de CHAMADA. Que só respondem as diversas Estações dos departamentos de Salvamento, em frequências marítimas ou então em chamadas telefónicas ou pelo sistema de comunicação via email . (Antor)

De um modo geral todas as estações de amador já tem o Sistema de email Wind Link a bordo uma delas e a do” Vega Uno”

A Minha esta aqui a trabalhar em cima da mesa e sem duvida que tenho meios de comunicar com o centro de Cape Town que poderá sem receber o EPIRE.
Tomar a minha msg como Valida e usar a sua autoridade para mandar desviar o barco mais próximo.

Para terminar estas pequenas linha sobre um assunto tão importante e vasto.
Infelismente vos tenho a informar de que o naufrágio do barco que navegava para Luanda e seu perdeu em Cabo verde, As comunicacoes de bordo de segurança não trabalhavam.
Silver Mine na África do Sul me informou pela madrugado de que um iate português tinha ligado o beacom do Epire no arquipelado de Cabo Verde
.
Talvez se tivesse SSB a trabalhar isto poderia ter evitado com uma simples conversa no seu contacto da noite com terra, pois ele ao dar o rumo aqui em terra alguém o poderia ter alertado que nesse rumo poderia haver obstáculos.
Enfim poderia ou não isso ninguém sabe,
Bem isto será um tema a agendar no próximo Zafarrancho aqui na Chitaca.

O Link e http://www.marinetraffic.com/ais/pt/default.aspx?centerx=30¢ery=25&zoom=2&level1=140

CV