Saturday, June 16, 2012

Simples. Nada a inventar.


A Alta pressão de Atlântico Sul. Aquela que já prendeu o PatriciaII na sua regata entre Cape Town Rio de Janeiro. Também é a culpada de alguns percalços a recentes velejadores Angolanos.

A Informação da sua posição sem duvida que pode dar um encurtamento entre Cape e Rio entre 400 a 500 NM. Saber da sua posição e andamento em velocidade e direção é fundamental para por ela se meter.

É um assunto de Vitoria ou derrota. É bom se lembrarem de que então quem vem de Oeste e tenta atingir o Sul do Continente Africano não tem muito que se preocupar. O Cabo fica a cerca de 1100 nm do Namibe e não creio que seja boa ideia fazer esta distancia com o vento constante, soprando do Sul e a corrente de Benguela pela proa para quem a quiser atravessar pelo meio ou pela parte Norte dela.

Esta mesma Alta também se encontra entre os barcos que tentam navegar do Sul do Continente Africano em direção ao Rio de Janeiro, para não terem os problemas do Patricia II não a devem de atravessar pelo meio e muito menos pela sua parte Sul. Se tiverem um bom elemento em meteorlogia com informações seguras poderão realmente se as regras de regatas permitirem passar pelo lado Sul da Ilha de S. Helena tentar furar entre os seus raros milibares e encurtar o percurso em direção a costa Brasileira subindo então de latitude até ao Rio de Janeiro.

Por favor ler em baixo a descrição da sua passagem entre Oeste e Este.


 A frota da Volvo Ocean Race a navegar no Atlântico sul rumo ao primeiro porto de escala dessa circum-navegação está a negociar agora a passagem à volta do sistema de alta pressão atmosférica de Santa Helena, que bloqueia o caminho directo à Cidade do Cabo, África do Sul. Com os ventos alíseos de sudeste, a frota navega agora ao largo da costa nordeste do Brasil, a 11º de Latitude Sul e 30º de longitude Oeste. O meteorologista do evento, Gonzalo Infante, prevê que a frota tenha de seguir muito mais a sul para contornar o vasto e complicado sistema de Santa Helena e aproveitar os ventos de oeste. O sistema de Santa Helena é a contrapartida do anticiclone dos Açores e representa um obstáculo na rota no Atlântico Sul, por ser muito mais extenso e gerar alguns corredores de vento à volta da calmaria no seu centro. É nesses corredores de vento que a frota idealmente tentaria se posicionar e é aí que potencialmente se pode estabelecer recordes de velocidade em 24 horas de navegação. Os ventos do Atlântico Sul são muito influenciados pela passagem de frentes frias que podem quebrar em pequenas células do sistema de alta pressão atmosférica de Santa Helena. Além disso, próximo à costa brasileira há uma convergência dos ventos provenientes de dois outros sistemas que, combinados com a Jet Stream, criam a zona de convergência do Atlântico Sul (que está indicada na figura 2 do mapa). Quando essa zona está activa, muitas frentes frias podem se formar na área trazendo tempestades que se movem rapidamente na direcção sudeste, rumo à Cidade do Cabo. Se um barco estiver nesta posição poderá embalar em alta velocidade até a meta. É tudo uma questão de 'timing', como se viu na edição passada quando o veleiro sueco Ericsson registou recordes de velocidade. No entanto, se houver apenas um sistema estacionário a sul, a rota será muito mais penosa, em contravento até o porto sul-africano. Há que considerar a chegada de uma frente fria que esta a mover-se para este (ver figura 3 do mapa) que pode ajudar a frota nessa rota a sul e o barco que conseguir alcançá-la primeiro vai beneficiar-se imenso. Agora, os navegadores só podem seguir para o sul/sudeste e manter vigilância ao comportamento do sistema de Santa Helena, para eventualmente descobrir um atalho directo à Cidade do Cabo. Os veleiros PUMA e Team Telefónica continuam a sua 'match racing' particular no Atlântico Sul, com uma separação de apenas 3 milhas, e a navegarem com velocidades de 15 nós. O CAMPER/ETNZ segue a quase 150 milhas de distância e o Groupama 4 ainda tem um défice de 360 milhas.