Thursday, April 30, 2009

Regata Luanda Lobito 2009

Largada do Lobito

Os "Grandes Rivais" Largando do Lobito

Xpa "Cores de Angola" balao cheio larga do Lobito para mais uma vitoria


Preparando a largado do Lobito



"Tuiga"







"Sonho"






"Xpa"







"Bela Dona"






"Vega Uno"








"Chimera"








"Rui Sancho" O Vencedor "







Marinheiros e demais acompanhantes destas coisas de mar.

Na minha pessoal opinião. Pouco há escrever sobre este antigo evento que se tem perdido ao longo dos tempos.

Depois do normal aquecimento saudável de ânimos aguerridos sobre os "Ratings" e "Bicos de pato" na nossa "Esplanada" que alguém por vezes chama de "Baixio", se passou a luta e ajuste de contas com velas em cima e lemes na mão

A Regata passou despercebida, devido ao grande acontecimento que na mesma data se realizou no Lobito.

Sem duvida de que a pesca desportiva tomou conta deste evento que em tempos passados já pertenceu ao desporto da vela Angolana.

A Bordo do "Lecticia II" se largou na certeza de que não iríamos fazer a regata para a classificação, mas sim que iríamos aguardar pelo primeiro classificado na linha de chegada, para ter o privilegio de fazer de Jury e dar os parabéns a valente tripulação vencedora.

Assim chegamos a linha de chegada cerca de 20 minutos a frente do "Xpa" e lhe demos a entrada entre apitos e delicadezas, e na certeza de que tivemos a educação "Náutica" de não cortar a linha de chegada a sua frente.

Os porquês e que utilizamos constantemente o motor para acompanhar o andamento de bolina dos barcos da frente, e ainda bem, pois nem Jury la estava para nos receber.

O Xpa sobre o comando do Rui Sancho e a sua magnifica tripulação, com os equipamentos de navegação todos amarrados com arames .Mais uma vez mostrou como se sobe uma "Catana" na adrica da vela grande.

Bem na regata de volta como diz a tradição não há uma sem duas.

Não desfazendo das capacidades técnicas e maneira de velejar todos os mais sérios opositores do Xpa, se mostraram a altura, só que o vento não os ajudou nas rotas que decidiram usar, uns mais ao Mar outros mais a Terra.

Não existiram noticias nem entrevistas para os nossos marinheiros, nem sequer uma distribuição de prémios, nem um Jury. Tudo se esqueceu de nos.

Enfim o cruzeiro ao Sul ate a Baía de S. Maria, deu para esquecer um pouco tudo isto.

O Cmdt Rui la ficou no Lobito a meter mais uns arames nos equipamento de navegação para poder dar mais uma vitoria ao Xpa na regata de volta a Luanda.

Parabéns Rui e tripulação do famoso Xpa. Sem duvida que mereceu a luta pelas 2 vitorias.

E Vai a Cima!

cv