"Vega Uno" dia 9/9/08
CR6OR/ZS1XP/CT1CPS Q.R.T 73S
Para ver fotos click... http://picasaweb.google.com/hugofontes/LisboaTenerife
Informacoes de bordo
30/07/2008
"O Vega Uno" e um iate a vela de 43 Ft de comprimento, que com tripulação Angolana, vai fazer uma passagem que não e usual em barcos a vela a bastantes anos.
O seu Cmdt Mário Fontes, e respectiva tripulação esta de a cerca de 22 horas para o inicio desta aventura náutica.
A sua rota será a partir de Lisboa directo a Cidade de Mindelo nas ilhas de Cabo Verde, para abastecimento, e troca de alguns tripulantes, tendo então que tomar decisões, tais como.
Para a passagem entre Cabo Verde e Luanda os tripulantes são.
Mário Fontes, Nuno Correia, Hugo Fontes,Paulo Menezes.
A) escalar a ilha Inglesa de Assunção, para abastecimento e depois navegar com vento mais de largo directo para Luanda. (Mas ou menos na mesma latitude).
B) Seguir mais perto do continente Africano e passar a chamada ( Volta da Guine) com ventos fracos e incertos ate a Ilha de S. Tome, para se abastecer e depois zarpar para Luanda
C) Fazer a rota tradicional e com ventos favoráveis ( Muito mais longa) saindo de Mindelo e rumando ate cerca de 250/400 milhas da Costa do Brasil no enviamento do Cabo de S. Agostinho e depois navegar ate ao Sul para passar a (Alta Pressão do Atlântico Sul) pelo parte debaixo da pressão ate a Costa Africana e finalmente subir pela Costa de Angola ate Luanda.
Esta pressão que no meio não tem vento , e bastante móvel baixando ou subindo de latitude o que por vezes da oportunidades de com a ajuda do motor encurtar a passagem algumas centenas de milhas.
Em principio esta não será a situação que eles vão fazer, sendo mais provável a ida a ilha de Assunção.
Este assunto e muito "Sensível" e só o Cmdt dirá qual a decisão a tomar.
O Cmdt Mario Fontes que já navega com a bandeira dos Irmãos da Costa com a "Insigna vermelha" distintivo de ligação de 2 Continentes (Europa /África), me informou de que possivelmente em virtude de as condicoes de vento assim se mantiverem ira seguir directo a Luanda.
Isto e ira passar a chamada "Volta da Guine" e seguira com ventos bastantes fracos em direcao S. Tome / Luanda, mesmo sem escalar S.Tome
Os rádios do "Pé de vento" "Chimera" "Uanga" já estão ao alcance do "Vega uno"
o contacto e as 20h00 GMT na frequência de 14.316 USB (Podem dar uma escuta principalmente ao fim de semana.
Log 1/9/08
Posição 00.42N 01.42W (Praticamente navega em cima do Equador sem o cortar para Sul)
Singradura 142 N/M
Vento de 13 knots direcao como de costume 160 Graus.
Tudo bem a bordo
O Sinal de Radio esta bastante forte, se mudou a frequência para 14.316 e não temos intreferencias de ninguém.
O Capitão Nacional da Irmandade de Angola Cmd Mario Fontes confirma de que não para abastecer pois só gastou cerca de 100 litros de gasolio. e que aponta para Luanda. ETA entre 10 a 12 de Setembro de 2008 .
A Parte pior da entrada do Golfo da Guine no que concerne a ventos muito fortes esta já ultrapassada, esperemos que agora realmente gozem o resto da longa "BOLINADELA."
CV
Log 2/9/08
Posicao 00.06 N 02.26W
Singradura 152 N/M
vento de 165 graus velocidade de 14 Knots
Se encontra a cerca de 1000 N/M de Luanda, 522 N.M de S.Tome, e 870 N/M de Assunção Islande, , 850 de Cabinda, e a 6 milhas do Equador, deve de o passar esta noite.
Sinal de radio miseravel mas deu para fazer o contacto novamente directo com o Cartaxo ( Capital do vinho).
Tudo bem a bordo e a "BOLINADELA" continua.
Será que no próximo fim de semana um dos CMT do "Uanga" "Chimera" "Pé de vento" se fará presente para dar um abraço aos valentes marinheiros Angolanos que por essa altura já navegam no Atlântico Sul??
Log 3/9/08
Posição 00.55S oo.41W (Já navega no Antlantico Sul )
Singradura 121 n/m
Vento de 8 knots direcao 200 graus ( Muito melhor para ganhar barlavento) a situação se deve de manter ate Luanda (Ventos fracos ou não vento ) mas a direcao deve de se manter o que com a ajuda do motor o deve de manter em tempo de navegar as ultimas cerca de 900 n/m em cerca de 9 dias.
CV
Log 4/9/08
Posição 02.08S 01.20 E
Singradura 132 N/M vento Sul de 10 knots
Sinal Radio forte
Tudo bem a bordo
Passaram o meridiano (0) ZERO agora navegam com a hora de Angola.
Previsão de tempo para amanha vento S ou SW não mais de 10 knots.
CV
Log 5/9/08
Posição 02.55S 03.28E
Singradura 132 n/n
Sem vento e a motor
Tudo bem a bordo
Sinal radio (Ele não ouvia) mas era nítido aqui no Cartaxo.
Esta a cerca de 780 n/m de Luanda.
Ainda e cedo para dar E.T.A mas eu creio que será entre 6 feira/Sábado.
CV
Log 6/9/08
Posição 04.10S 05.12 E
Singradura 112 n/m
Vento fraco 6 knots de 160 graus.
Tudo bem a bordo
Sinal de radio fraco mas deu para fazer o contacto.
CV
Log 7/9/08
Posição05.35S 06.22E????
Singradura 149 N/M
Vento de 15 knots de SW direcao 200 graus
Distancia de Luanda 400 N/ME.T.A possivelmente 4 Feira a Tarde
Contacto Radio bom.
CV
Log 8/9/08
Posição 06.64S 09.41E
Singradura 146 n/m
Vento durante as ultimas 18horas S 20 knots mas na altura do contacto estava a cair já para 10 knots.
Esta noite o Vega Uno entra em aguas Angolanas.
E.T.A para a chegada ao C.N.L 4 feira a tarde.
Sinal de radio o mais fraco de sempre..Confirmação via telefone.
Tudo bem a bordo.
Log dia 9/9/08
Posição 08.15N 11.41 E
Singradura 136 N/M
Vento de 8 knots direcao 180 graus (Sul)
104 milhas do nosso C.N.L
E.T.A amanha dia 10/10/08 as 15h00 locais na ponte do Naval.
Nunca teve avarias importantes e o autopiloto trabalhou sempre bem.
Os ânimos a bordo são óptimos e a operação de limpeza esta em curso
O Sinal de radio neste ultimo contacto com o Vega Uno foi muito bom com o sinal forte.
O Cmdt Mario estava muito contente pois espera um bom bife a chegada a ponte , claro não esquecendo os companheiros de viagem.
Uma pergunta, o Guimas anda ai pelo Naval com ideias de pagar os bifes??- HI HI
Abraços e parabéns para esta tripulação de Angola e claro do Naval.
Os Teleles estão quase ao alcance de terra, vamos ver que e o primeiro.HI HI
CV.
Email do Cmdt Mario dia 12/9/08.
Chegamos às 15:30 ao CNL.
Mais uma vez obrigado pelo teu apoio e entusiasmo.
Tivemos muita sorte com o vento, só cerca de 2 dias sem vento.
Só gastei 250 litros de gasóleo dos 800 que trazia!
Sairam para nos esperar 4 embarcações, o Pedro Cristina, o António Madaleno, o Paulo Borges de Sousa e o Luis Oliveira.
No Clube estava também algum pessoal, foi um óptima recepção.
Grande abraço e... já começo a pensar noutras!!! :).
Para ver fotos click... http://picasaweb.google.com/hugofontes/LisboaTenerife
Informacoes de bordo
30/07/2008
"O Vega Uno" e um iate a vela de 43 Ft de comprimento, que com tripulação Angolana, vai fazer uma passagem que não e usual em barcos a vela a bastantes anos.
O seu Cmdt Mário Fontes, e respectiva tripulação esta de a cerca de 22 horas para o inicio desta aventura náutica.
A sua rota será a partir de Lisboa directo a Cidade de Mindelo nas ilhas de Cabo Verde, para abastecimento, e troca de alguns tripulantes, tendo então que tomar decisões, tais como.
Para a passagem entre Cabo Verde e Luanda os tripulantes são.
Mário Fontes, Nuno Correia, Hugo Fontes,Paulo Menezes.
A) escalar a ilha Inglesa de Assunção, para abastecimento e depois navegar com vento mais de largo directo para Luanda. (Mas ou menos na mesma latitude).
B) Seguir mais perto do continente Africano e passar a chamada ( Volta da Guine) com ventos fracos e incertos ate a Ilha de S. Tome, para se abastecer e depois zarpar para Luanda
C) Fazer a rota tradicional e com ventos favoráveis ( Muito mais longa) saindo de Mindelo e rumando ate cerca de 250/400 milhas da Costa do Brasil no enviamento do Cabo de S. Agostinho e depois navegar ate ao Sul para passar a (Alta Pressão do Atlântico Sul) pelo parte debaixo da pressão ate a Costa Africana e finalmente subir pela Costa de Angola ate Luanda.
Esta pressão que no meio não tem vento , e bastante móvel baixando ou subindo de latitude o que por vezes da oportunidades de com a ajuda do motor encurtar a passagem algumas centenas de milhas.
Em principio esta não será a situação que eles vão fazer, sendo mais provável a ida a ilha de Assunção.
Este assunto e muito "Sensível" e só o Cmdt dirá qual a decisão a tomar.
O Cmdt Mario Fontes que já navega com a bandeira dos Irmãos da Costa com a "Insigna vermelha" distintivo de ligação de 2 Continentes (Europa /África), me informou de que possivelmente em virtude de as condicoes de vento assim se mantiverem ira seguir directo a Luanda.
Isto e ira passar a chamada "Volta da Guine" e seguira com ventos bastantes fracos em direcao S. Tome / Luanda, mesmo sem escalar S.Tome
Os rádios do "Pé de vento" "Chimera" "Uanga" já estão ao alcance do "Vega uno"
o contacto e as 20h00 GMT na frequência de 14.316 USB (Podem dar uma escuta principalmente ao fim de semana.
Log 1/9/08
Posição 00.42N 01.42W (Praticamente navega em cima do Equador sem o cortar para Sul)
Singradura 142 N/M
Vento de 13 knots direcao como de costume 160 Graus.
Tudo bem a bordo
O Sinal de Radio esta bastante forte, se mudou a frequência para 14.316 e não temos intreferencias de ninguém.
O Capitão Nacional da Irmandade de Angola Cmd Mario Fontes confirma de que não para abastecer pois só gastou cerca de 100 litros de gasolio. e que aponta para Luanda. ETA entre 10 a 12 de Setembro de 2008 .
A Parte pior da entrada do Golfo da Guine no que concerne a ventos muito fortes esta já ultrapassada, esperemos que agora realmente gozem o resto da longa "BOLINADELA."
CV
Log 2/9/08
Posicao 00.06 N 02.26W
Singradura 152 N/M
vento de 165 graus velocidade de 14 Knots
Se encontra a cerca de 1000 N/M de Luanda, 522 N.M de S.Tome, e 870 N/M de Assunção Islande, , 850 de Cabinda, e a 6 milhas do Equador, deve de o passar esta noite.
Sinal de radio miseravel mas deu para fazer o contacto novamente directo com o Cartaxo ( Capital do vinho).
Tudo bem a bordo e a "BOLINADELA" continua.
Será que no próximo fim de semana um dos CMT do "Uanga" "Chimera" "Pé de vento" se fará presente para dar um abraço aos valentes marinheiros Angolanos que por essa altura já navegam no Atlântico Sul??
Log 3/9/08
Posição 00.55S oo.41W (Já navega no Antlantico Sul )
Singradura 121 n/m
Vento de 8 knots direcao 200 graus ( Muito melhor para ganhar barlavento) a situação se deve de manter ate Luanda (Ventos fracos ou não vento ) mas a direcao deve de se manter o que com a ajuda do motor o deve de manter em tempo de navegar as ultimas cerca de 900 n/m em cerca de 9 dias.
CV
Log 4/9/08
Posição 02.08S 01.20 E
Singradura 132 N/M vento Sul de 10 knots
Sinal Radio forte
Tudo bem a bordo
Passaram o meridiano (0) ZERO agora navegam com a hora de Angola.
Previsão de tempo para amanha vento S ou SW não mais de 10 knots.
CV
Log 5/9/08
Posição 02.55S 03.28E
Singradura 132 n/n
Sem vento e a motor
Tudo bem a bordo
Sinal radio (Ele não ouvia) mas era nítido aqui no Cartaxo.
Esta a cerca de 780 n/m de Luanda.
Ainda e cedo para dar E.T.A mas eu creio que será entre 6 feira/Sábado.
CV
Log 6/9/08
Posição 04.10S 05.12 E
Singradura 112 n/m
Vento fraco 6 knots de 160 graus.
Tudo bem a bordo
Sinal de radio fraco mas deu para fazer o contacto.
CV
Log 7/9/08
Posição05.35S 06.22E????
Singradura 149 N/M
Vento de 15 knots de SW direcao 200 graus
Distancia de Luanda 400 N/ME.T.A possivelmente 4 Feira a Tarde
Contacto Radio bom.
CV
Log 8/9/08
Posição 06.64S 09.41E
Singradura 146 n/m
Vento durante as ultimas 18horas S 20 knots mas na altura do contacto estava a cair já para 10 knots.
Esta noite o Vega Uno entra em aguas Angolanas.
E.T.A para a chegada ao C.N.L 4 feira a tarde.
Sinal de radio o mais fraco de sempre..Confirmação via telefone.
Tudo bem a bordo.
Log dia 9/9/08
Posição 08.15N 11.41 E
Singradura 136 N/M
Vento de 8 knots direcao 180 graus (Sul)
104 milhas do nosso C.N.L
E.T.A amanha dia 10/10/08 as 15h00 locais na ponte do Naval.
Nunca teve avarias importantes e o autopiloto trabalhou sempre bem.
Os ânimos a bordo são óptimos e a operação de limpeza esta em curso
O Sinal de radio neste ultimo contacto com o Vega Uno foi muito bom com o sinal forte.
O Cmdt Mario estava muito contente pois espera um bom bife a chegada a ponte , claro não esquecendo os companheiros de viagem.
Uma pergunta, o Guimas anda ai pelo Naval com ideias de pagar os bifes??- HI HI
Abraços e parabéns para esta tripulação de Angola e claro do Naval.
Os Teleles estão quase ao alcance de terra, vamos ver que e o primeiro.HI HI
CV.
Email do Cmdt Mario dia 12/9/08.
Chegamos às 15:30 ao CNL.
Mais uma vez obrigado pelo teu apoio e entusiasmo.
Tivemos muita sorte com o vento, só cerca de 2 dias sem vento.
Só gastei 250 litros de gasóleo dos 800 que trazia!
Sairam para nos esperar 4 embarcações, o Pedro Cristina, o António Madaleno, o Paulo Borges de Sousa e o Luis Oliveira.
No Clube estava também algum pessoal, foi um óptima recepção.
Grande abraço e... já começo a pensar noutras!!! :).
Email do Hugo Fontes de 15/9/08
Alou alou!Lá conseguimos chegar a Luanda 39 dias depois de termos saído de Lisboa, com um total de 31 dias de mar.Não foi tarefa fácil e nos momentos de ventos mais rijos, pensei algumas vezes nas pessoas que diziam ter 'inveja' de nós estarmos a fazer esta viagem hehehe...Fiz mais uma selecção de fotos e estão no site http://picasaweb.google.com/hugofontes, agora com as 3 etapas.Espero que tenham tido 1 bom verão/cacimbo e até breve.Hugo Fontes
Email to "Kota Tio Chico" dia 12/9/08
Ao Mário Fontes
Parabéns por essa magnífica velejada!
Pelo rumo que tomaram parecia até que seguiam de avião!
Um grande abraço a todos que, apesar de tudo, leva uma pontinha de "quase" inveja!
do "tio" Chico
e ao João Costa um obrigado pelo repasse, impecável das informações!
Email de Irmao da Costa Joao Baracho (Capt Nacional da Irmandade da Costa de Portugal)
Irmão João Costa,
No seguimento das informações que tenho seguido pelo teu blog (obrigado por elas), creio que o grande Capitão já terá chegado a terras de Angola. Um abraço grande para ele.
Se puderes avança com mais alguma notícia pois estou bem curioso.
Abraço Fraterno
Ooooooorrrrççççaaa
João Baracho
Email to "Kota Tio Chico" dia 12/9/08
Ao Mário Fontes
Parabéns por essa magnífica velejada!
Pelo rumo que tomaram parecia até que seguiam de avião!
Um grande abraço a todos que, apesar de tudo, leva uma pontinha de "quase" inveja!
do "tio" Chico
e ao João Costa um obrigado pelo repasse, impecável das informações!
Email de Irmao da Costa Joao Baracho (Capt Nacional da Irmandade da Costa de Portugal)
Irmão João Costa,
No seguimento das informações que tenho seguido pelo teu blog (obrigado por elas), creio que o grande Capitão já terá chegado a terras de Angola. Um abraço grande para ele.
Se puderes avança com mais alguma notícia pois estou bem curioso.
Abraço Fraterno
Ooooooorrrrççççaaa
João Baracho
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