Wednesday, February 3, 2010

Adriana

Rota do "Adriana"

Rota dos 2 veleiros que ultimamente passaram o Equador de Norte Para Sul utilizando a chamada “Volta da Mina” com tripulações compostas por alguns naturais de Angola, em direcção a Luanda.
Embora fora da época mais propicia.
Esta rota e por vezes e muito difícil ao ponto de já se ter perdido o 3 veleiro.
Sem duvida que mostraram muita coragem e ousadia .
Valentes Marujos.
O Veleiro "MussuloII" que passou por a rota normal com rumo ao Brasil também fora de época e de salientar o destemor e comportamento desta tripulação que também ficou a conhecer as dificuldades e rudeza desta latitude ate ao Equador, quando e fora de época.


Alta do Atlantico sem praticamente se mover o que da ventos sul muito fracos ou nao vento
Ventos para hoje 11-2-2010 O "Adriana" navegava a motor sem vento e navegou desde ontem entre as 19h00 e hoje as 10h23 115 n/m, Estava 255 n/m de Luanda.
Portanto em casa. Recebeu como de costume as condicoes para as ultimas 24H.
Que nao vao ter alteracoes grandes.

Os espiritos da navegacao a vela estao bem altos em Luanda, com as recentes travessias Atlanticas.
Nada mais me agrada do que desejar a nova geracao de motivadores destas coisas do mar . Simplesmente. Keep Up.
ooORza!!
CV


"Adriana" e tripulacao antes da Largar de Mindelo

Tripulação: Diamantino Leitão, Paulo Correia, Nelo Fontes e Nuno Gomes

Boa noite caros cmdts.

Acabo de estabelecer o 1º contacto via rádio com o Adriana já rumo a Luanda

Saíram do Mindelo ás 17:45 locais 19:45 Luanda com :

Rumo GPS ------- 289
Rumo agulha----- 245
Velocidade -------3,4
Direcção ----------225

Boa noite,

Acabo de falar com os marinheiros, está tudo bem a bordo a excepção do leme-automatico que não está a funcionar, vão aguardar as calmarias para ver se conseguem reparar.

Os dados para hoje são:
1428910 N 2506987 E
Rumo GPS 180
Velocidade vento 7n
Direcção Vento 270


Abraço
Paulo Meneses

Boas,
Está tudo bem a bordo.

Os dados para hoje são:

14 01 048 N 24 04 864 W
Rumo GPS-180
Velocidade vento -6n
Direcção Vento-85 (os dados de ontem eram de este90 e não oeste270)

Boa noite,

Acabo de falar com os marinheiros, que acho que viraram pescadores hoje foi dia de atuns e dourados, apanharam 2 atuns e 1 dourado mas na linha houve mais peixe.
Estão com um problema no Tel.Satelite e não conseguem falar com as famílias, já pedi á sec da Soapro a pedido do Diamantino para alterar o sistema do tel. De Africano para Mundial para ver se fica a funcionar ela amanhã vai tratar do caso.
O cmdt Diamantino agradece ao Jef os sms que tem enviado para o tel. Satelite



Os dados de hoje são:

09 46 052 N 23 34 950 W
Rumo GPS 170
Velocidade Vento 8n
Direcção Vento 120
Velocidade GPS 7n
Proa Agulha 180
Pressão atmosférica 1012


Contacto dia 22/01, 19h GMT
Não há vento (menos de 5 nós), seguem a motor
Posição: N 07 33,330 W 023 02,260
Velocidade: 6.1 n
Proa agulha: 170
Rumo GPS: 159
Pressão atm: 1012

O problema do leme automático foi resolvido com a substituição da unidade de potência, está a funcionar bem.
A pesca foi boa, vai sair atum para o jantar 

Abraço.

Mário

Contacto dia 23/01, 19.20h GMT
O vento subiu durante a noite passada, à vela até agora, velocidade em torno dos 5,5 nós
Está a cair, estão agora abaixo dos 4,5 nós.
Se o vento não subir vão ligar motor.

Posição: N 05 21,690 W 021 59,800
Velocidade: 4,5 n
Proa agulha: 160
Rumo GPS: 142
Pressão atm: 1012

Vento em torno dos 10 nós de NE desde a noite de ontem, permitiu velocidade em torno dos 5,5 a 6 nós.
Vento a cair agora, vão lançar motor.
Ao almoço comeram filetes do pescado, viva o luxo!

Tudo bem a bordo, moral em cima.

Abraço.

Mário

Contacto dia 24/01, 19.00h GMT

Sem vento durante o dia, estão a motor.

Posição: N 03 35,3 W 020 05,5
Velocidade: 6,5 n
Proa agulha: 145
Rumo GPS: 123

À hora do contacto estavam em luta com peixe!

Tudo bem a bordo (só falta o vento )

Contacto dia 25/01, 19.00h GMT
Vento fraco todo o dia
Velocidade vento: 8 nós
Direcção: SE
Posição: N 02 48,6 W 017 58,2
Velocidade gps: 5,0 n
Rumo GPS: 090
Proa agulha: 115
Singradura: 138 mn

Desalinisador com problemas, banhos cortados (haja desodorizante, ah, ah)
Apoio de terra a tentar obter informação técnica de apoio para encontrar solução.

Mário

Contacto dia 26/01, 19.00h GMT

Vento mantém-se fraco
Velocidade vento: 7 nós
Direcção: SE
Posição: N 02 05,2 W 015 42,1
Velocidade gps: 5,0 n
Rumo GPS: 117
Proa agulha: 140
Singradura: 141 mn

Tudo bem a bordo.

Mário

Contacto dia 27/01, 19.00h GMT

Vento fraco
Direcção: SE
Posição: N 01 13,1 W 013 44,3
Velocidade gps: 5,7 n
Rumo GPS: 114
Proa agulha: 130
Singradura: 129 mn
Navegam a motor, a cerca de 400 mn ao largo da costa da Libéria.
Com este rumo e andamento deverão cruzar o Equador no dia 29.

Ainda não conseguiram o desalinizador a trabalhar, o racionamento de água doce mantém-se.

Tudo bem a bordo.

Mário

Contacto dia 28/01, 19.20h GMT

Vento fraco
Velocidade do vento: 7 nós
Direcção: SE
Velocidade gps: 4,5 n
Navegaram parte do dia com rumo Sul, fizeram depois bordo para Leste.
Vai voltar a Sul, pois a corrente está a provocar uma deriva de cerca de 30º
Por outro lado as previsões indicam mais vento a Sul da posição actual do que para Leste.
Deverão cruzar o Equador durante esta noite.

Tudo bem a bordo.

Mário

Contacto dia 29/01, 19.00h GMT

Às 19:00 GMT
Vento fraco
Velocidade do vento: 7 nós
Direcção: SE
Velocidade gps: 5 n
Rumo gps: 100
Rumo agulha: 125
Pressão atmosférica: 1009 mb

A esta hora o vento caiu, ligaram motor e passaram a:
Rumo gps: 152
Rumo agulha: 160
Pressão atmosférica: 1011

Como navegaram para Leste durante o dia, só agora com este rumo Sul se aproximam novamente do Equador, que passarão esta noite.
Vão insistir para Sul a motor, para procurar vento.

A moral está boa, apesar da falta de vento, tudo bem a bordo.

Mário

Contacto dia 30/01, 19.20h GMT

Cruzaram o Equador às 02h GMT.
Vento entre as 3 e as 19h, Sul, 10 nós.
Fizeram rumo 094 e velocidade de 6 nós.
Ao princípio da noite caiu o vento.
Lançaram motor, estão a fazer rumo 180 a 5 nós.
Estão a 1.420 mn de Luanda.

A boa disposição mantém-se.

Continua a expectativa de melhor vento a partir de amanhã, mais a Sul.

Mário


Contacto dia 31/01, 19.00h GMT
Já se encontram com vento, a cerca de 3ºS e 9ºW.
Continuarão com rumo Sul até amanhã.
Rumo gps: 212
Velocidade gps: 5,8 nós
1394 mn para Luanda.
Andaram de volta do desalinizador, que vão ensaiar amanhã.
Vamos torcer para que funcione.
Tudo bem a bordo.
Mário

Contacto dia 01/02, 19.00h GMT

Mantém-se o vento vento
Direcção SE
Velocidade: cerca de 12 nós
Estão a navegar para Leste. A corrente Norte provoca um deriva de cerca de 25º
Rumo gps: 080
Proa da agulha: 105
Velocidade gps: 6 nós
O desalinizador ainda não funciona.

Tudo bem a bordo.
Mário

Contacto dia 02/02, 19.00h GMT
Durante o dia fizeram bordo a terra com rumo 080.
O vento caiu um pouco.
Lançaram motor, também para carregar baterias e estão rumo Sul para ganhar latitude.
Rumo gps: 197
Proa da agulha: 210
Velocidade gps: 5,2 nós
Estão a 1270 mn de Luanda.

Vai em anexo a rota com a posição de hoje.

Tudo bem a bordo.

Mário

Contacto dia 03/02, 19.00h GMT
Novamente com bordo a terra desde esta tarde.
O vento mantem-se a cerca de 12 nós de SE.
As 20h GMT estavam a fazer 094 no gps com proa 105, o que denota já menos corrente Norte.
Velocidade gps 5,7 nós

Entre as 15 e as 19h fizeram 22 mn com trajectória 091.
Significa que podem manter o bordo a terra sem perder latitude e manter-se na zona de vento.
Á medida que avançam para Leste irão encontrar vento a rondar de SE para S, o que ajudará a apontar para Luanda.

Vai em anexo a rota com a rota com a posição de hoje.

Tudo bem a bordo.

Mário.

Contacto dia 04/02, 19.00h GMT O vento mantem-se a cerca de 12 nós de SE.
Durante o dia fizeram um bordo a Sul.
Estão desde meio da tarde com bordo a terra.
Rumo 075 no gps com proa 100, o que mostra de novo forte corrente Norte.
Velocidade gps 5,6 nós

Vão continuar com bordo a terra, para procurar a rondagem de vento para Sul e menos corrente.

Vai em anexo a rota com a posição de hoje.

Tudo bem a bordo.

Mário.

Contacto dia 05/02, 19.00h GMT

Todo o dia com bordo a terra, que vão manter.
O vento caiu ao princípio da noite, lançaram motor também para carregar baterias.
Estão com rumo 079 no gps e proa 095
Velocidade gps 6,5 nós

Nas últimas 24 horas fizeram 135 mn, com 125 mn na direcção de Luanda.
Mantendo este ritmo poderão chegar dia 13, Sábado.

Vai em anexo a rota com a posição de hoje.

Tudo bem a bordo.

Mário

Contacto dia 06/02, Sábado, 19.00h GMT
Mantém bordo a terra.
Pouco vento durante o dia, fizeram umas horas de motor.
Neste momento o vento voltou, 12 nós de 170º
Estão com rumo 104 no gps e proa 120
Velocidade gps 6,0 nós
Luanda está a 882 mn, 107º
Esperemos que o vento se mantenha mais a Sul como está agora.
Nas últimas 24 horas fizeram 127 mn, com 123 mn na direcção de Luanda, o que foi óptimo.
Mantém-se a previsão de chegada dia 13, Sábado.
Vai em anexo a rota com a posição de hoje.

Ontem tiraram 4 atuns, aproveitaram 2 e saiu um bom sushi. Hoje não pescaram.
Tudo bem a bordo.

Mário


Contacto dia 07/02, Domingo, 19.00h GMT

Mantém bordo a terra.
O vento mantém-se, 11 nós de 180º
Estão com rumo 105 no gps e proa 120
Velocidade gps 6,2 nós
Estão na latitude de Cabinda. Luanda está a 740 mn, 107º
Nas últimas 24 horas fizeram 143 mn, na direcção de Luanda. Óptimo andamento.
Vai em anexo a rota com a posição de hoje.

Pescaram 1 atum, mas voltou para a água, ainda tem stock de peixe.
Tudo bem a bordo.

Mário

Contacto dia 08/02, Segunda, 19.00h GMT
Continuam para Leste.
Andaram bem durante a noite mas o vento caiu durante o dia.
A singradura caiu para 116 mn a 094.
Estão com rumo 110 no gps e proa 125.
Velocidade gps 3,8 nós
Luanda está a 628 mn, 109º
Em anexo a posição.

Tudo bem a bordo.

Mário

Contacto dia 09/02, Terça, 19.00h GMT
O andamento melhorou hoje.
A singradura foi de 124 mn a 113º.
Às 19h estavam com rumo 116 no gps.
Velocidade gps 5,2 nós
Vento 10 nós de Sul.
Estão a ganhar latitude prevenindo rondagem de vento para SE.

Luanda está a 501 mn, 108º
Em anexo a posição.

Mantém-se a possibilidade de chegar Sábado à tarde.
Terão que fazer singradura média de 130 mn, vai depender do vento que tiverem nos próximos dias.
Tudo bem a bordo.

Mário .

Contacto dia 10/02, Quarta, 19.00h GMT
Bom andamento, embora com apoio de motor, pois houve pouco vento.
A singradura foi de 138 mn a 104º.
Às 19h GMT estavam com rumo 100 no gps.
Velocidade gps 5,9 nós
Vento fraco de SSE.

Tiveram peixe na linha, mas basou. Lá se foi o almoço de amanhã 

Luanda está a 367 mn, 108º
Em anexo a posição.

A singradura média para chegar Sábado à tarde é de 129,5 mn.
Tudo bem a bordo.
Mario

26 dias depois da largada da marina de Mindelo, Cabo Verde, o Adriana, um Bavaria 46 comandado por Diamantino Leitão acompanhado de Paulo Correia, Nuno Gomes e Nelo Fontes, chega a Luanda às 16:07 GMT.

Vai em anexo a rota completa percorrida, com base numa posição diária.
Esta rota simplificada só ao de leve mostra as dificuldades enfrentadas durante as 3.202 milhas náuticas que encerra, em especial na zona do Equador, lutando com a forte corrente fria de Benguela, a falta de vento e ventos contrários.

A avaria do leme automático logo após a largada, reparado 3 dias depois, e depois a avaria do desalinizador, que viriam a conseguir por a funcionar na 3ª semana, teriam desanimado tripulações menos tenazes.
Não esta tripulação, que em todos os momentos manteve o moral alto e a capacidade de resolver problemas, e trouxe o Adriana para Angola, que conta agora com mais uma bela unidade à Vela de cruzeiro.

PARABÉNS para o Adriana e sua tripulação.

Abraço.

Mário Fontes.
.




Toca o Sino!! tem a palavra o Comandante e Irmao da Costa Diamantino Leitão.


O ADRIANA tem recebido muitas manifestações de apreço quer por esta via quer por outras vias directas e indirectas.

A todos muito obrigado pelo apoio enviado, em meu nome e em nome dos restantes elementos da tripulação.

Vinte e seis dias de mar sem escalas é, de facto, muito tempo e todos os apoios recebidos foram importantes, apesar de a tripulação ser uma tripulação “de excepção” (e desculpem-me a imodéstia por me incluir na dita tripulação de excepção).
“De excepção” pela capacidade de resolver as questões técnicas (avarias do piloto automático, do dessalinizador, da máquina de pão, …) mas também pela capacidade de resistir à pressão psicológica do convívio diário com as “manias” dos outros, sem conflitos e com espírito de entre ajuda. Penso que foi esta entre ajuda que tornou a viagem fácil.

Não posso deixar de agradecer muito em especial ao Mário Fontes, entre outras (muitas) tarefas, GRANDE IRMÃO da Mesa de Luanda dos Irmãos da Costa de Angola, (que me iniciou nestas lides de utilizar o vento para navegar - no saudoso Xinana), que teve a pachorra de todos os dias estar presente a fornecer a melhor maneira de não apanhar falhas de vento…
Mário: Um grande abraço e temos que combinar a próxima… vou eu ou vais tu?

As mensagens SMS diárias do Capitão Vingança, VIGIA INTERNACIONAL da Mesa de Saldanha Bay dos Irmãos da Costa da África do Sul, foram também muito importantes, não só pela informação, mas pelo facto de fazer parte da rotina diária saber o conteúdo da mensagem do dia: “Como vocês não podem tomar banho de água doce eu vou tomar banho de espuma até às orelhas a pensar em vocês…” ou “Se não me atendem o telefone amanhã corto o vento…” NOTA: O telefone Iridium “residia” dentro da cabine e com o barulho do motor e do vento nem sempre se percebia o toque de chamada…
Jeff: Acredita que o que escrevo acima é verdade. Fizeste, mais uma vez, a diferença. Um abraço para ti.

Esta “epopeia” não teria sido possível (no que a mim diz respeito) sem o apoio dos meus sócios e colegas de trabalho que “agarraram as pontas” que uma ausência de dois meses (mesmo que um mês tenha sido Dezembro e outro o mês do CAN2010) cria no trabalho. (Dois meses porque foi um mês para “preparar” o Adriana e outro para a viagem).
Bem hajam.

Finalmente (but not the last…) a grande sacrificada nestas lides é sempre a família. No caso, a mulher (que os filhos já são crescidinhos…).
Faty: Da próxima vamos só os dois? Vê lá que apesar de a máquina de pão avariar até fiz pão fresco todos os dias… Bem… QUASE todos os dias. Não é um bom auspício?

Que me perdoem aqueles que não refiro explicitamente, pois tenho receio de esquecer alguém.


Um grato abraço para todos

Diamantino Pereira Leitão

P.S.: Até à próxima…