Friday, July 24, 2009

Esta a doer-me o Joanete






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Para fazer zom click na foto.



Meteorologia e coisa muito antiga, e interpretada de muitas e variáveis maneiras.


No primordial das navegações marítimas , se utilizava uma ampulheta, que se virava de hora a hora por um jovem cadete, o qual era responsável para contar o tempo de bordo e também ler a pressão atmosférica, para fins dos oficiais tentarem ver o que o tempo iria fazer mediante a latitude em que navegavam.


Em terra e no mar os menos entendidos nestas coisas se regulavam pela dor nos joanetes ou nos ossos dos braços, e coisas assim do género.


Hoje em dia o panorama e muito diferente, existe muita informação sobre as condições atmosféricas tanto para a aviação, como para o pessoal de mar.


Por outras palavras no tempo do meu avo só eles os velhotes e que adivinhavam o tempo com a dor dos ossos, agora qualquer gato sapato mete as informações, com a mesma certeza (Eles assim o pensam) que a coisa sai certa.


Basta ler-se que a informação de um site mesmo que seja das marinas de guerra para a coisa ser tomada com a certeza absoluta que a informação e certa.


Isso e um erro tremendo e que por vezes causa problemas mais ou menos graves.


Também existem uns aparelhos chamados “Weather Fax” que isso sim recebem as chamadas cartas Sea Level Synoptic Chart mas ai e preciso saber interpretá-las e usar as leituras do “Glass” para se puder realmente prever o que deve de acontecer nas próximas horas ou dias.


Para mais sofisticação existe alguns serviços que embora bem pagos nos dão realmente a certeza (A quase) certeza do que vai acontecer.


Senão vejamos umas informações assim.


Bóias permanentes em muitas partes do planeta Terra que também dão altura das ondas, velocidades dos ventos, temperaturas das aguas.


Barcos que navegam por todo o mundo e que de 5 em 5 minutos dão via satélite para os seus armadores as seguintes informações.Pressão do óleo do motor principal, temperatura do (Fish hold) velocidade do barco, consumo de gasoleo, pitch do angulo da hélice, rumo do navio, posição geográfica, temperatura do motor..etc etc. mas o mais importante para nos.


Velocidade e direcção do vento naquela altura e naquela posição e indicativo de chamada do barco.


As cartas que nos dão a posição destes barcos também trazem as Altas e Baixas pressões dos oceanos em que eles navegam, assim como a temperatura da agua correntes.Todas estas informações mais as ditas Sea Level Synoptic Synoptic Chart , e a nossa preparação como navegadores nos levam com relativa facilidade a prever a meterologia para os próximos dias ou horas.


As Bóias estão a vermelho e as informações dos barcos estão em azul, as setas indicam a direcção do vento.


Na cauda da seta cada traço e 10 knots, meio traço e 5 knots.


No Atlântico pode ver-se abaixo dos 40 Graus os chamados “Roaring Forty” ou seja em Português os “Quarenta Rugidores “ e lá em cima no mar do Norte também se pode ver a pressao do Atlântico Norte.


Se repararem nestas latitudes existe muitos traços juntinhos isso se chama de milibares muitos milibares juntos, e muito mas mesmo muito vento.


Não milibares não vento.


As Pressões não são estáveis sobem ou baixam de latitude e se movem também em longitude, quando se mexem claro alteram toda a meteorologia.


Quando nos aproximamos do Equador vindos do Norte os nossos olhos se prendem a alta pressão do Atlântico Sul e também a do Atlântico Norte pois o nosso barco navega já bastante junto do Equador a procura de uma passagem de Norte para Sul que deve de ser lá pelos 23 a 25 graus e uma porta que ele vai tentar passar com a segurança de apanhar o vento melhor para ele.


Bem para os veteranos isto e letra mais do que morta, mas por vezes e bom relembrar.Olhem para as fotos e tentem compreender, em ultimo caso eu aqui estou para tentar ajudar no pouco que conheço.


João Costa