Thursday, November 1, 2007

SEGURANCA E COMUNICACOES NUM IATE NO FIM DA DECADE DE 60 DO SECULO PASSADO



Vejamos na primeira regata Luanda Lobito a bordo do "ArgusII" a única ajuda que se possuía a bordo era um radio transistorizado vulgarmente chamado de "Musiqueiro" para receber o Radio Clube do Lobito quando na nossa aproximação a esta cidade. ( Nem motor fora de borda tínhamos).

O "Ti Ze" que embirrava com tudo o que fosse peso inútil, e quase que atirava com o dito pela borda fora..Ainda bem que o não fez.

Ele sem duvida que estava certo de que um dia só se poderia viajar com cerca de 5 kg de carga de cabine pois vocês se lembram de que ele embarcava só com um saco de mão da TAP capacidade cerca de 2 quilos e a carta de navegação...Um rolo de papel higiénico e nada mais.

O mais avançado de todos os iates no que concerne a ajuda electrónicas deste tempo. era um Classe Oriental (Desenho e construção do "Ti Ze", e propriedade do Branco Pires. Radio amador com o indicativo de chamada CR6FF, ele possuía um radio goniometro comprado em (Kite) e por nos montado no bairro S. Paulo numa oficina de electronica chamada AREL (Auto Reparadora e Elecronica Lda) ...Ele passava a sua vida náutica a sintonizar o radio farol em Morse que transmitia as letras LU, parece-me que se localizava no aeroporto de Luanda.

Mais tarde alguém o baptizou com a alcunha de LU Um dia o LU deu a posição do seu barco nas traseiras do aeroporto de Luanda via radio CB durante uma regata..Estava certo ele estava enterrado nas Palmeirinhas e a sua marcação através do radio baliza passava por cima da pista do aeroporto.. e a sua outra baliza que ele utilizou para fazer o seu batimento era o Radio Clube de Angola ..Quase que não tinha graus de diferença entre uma e outra.. Quase o mesmo enfiamento, a partir das Palmeirinhas.


Prefiro acabar aqui com as historias deste aparelho pois teria pano para mangas.

Bem voltado a restomenga do meu "musiqueiro" que eu adorava, pois naquela altura, ele me ajudava a compor o meu visual de magrinho la pelo "Mussulo a ouvir os discos pedidos...Cortei muito não e??? Tenho que olhar pela minha imagem...

O "ArgusII" na ultima noite de mar bem escura, junto a terra com vento forte do quadrante Sul, todo risado do com genoa pequenina estilo "Cueca" arrancou em bordos de 2 horas para fora e de 1 hora para dentro, género "Bala Aquática" ( 4-5 Knots) para ao amanhecer estar cercado de nevoeiro..(Muito cacimbo) numa posição estimada pelo "TZ" a cerca de 30 n/m da entrada do Lobito.

O vento se manteve ate cerca das 14h00, sempre bolina cerrada começando a rondar um pouco para terra para cerca das 17h00 começar a rarear, e a névoa que nunca chegou a clarear completamente, pelo contrario resolveu cerrar completamente no enfiamento ou perto da entrada da Baía do Lobito.

O ArgusII estava de certo muito perto do seu objectivo talvez um pouco amarado, se virou pela avante e se meteu para terra, a procura de entrada na Baía.

Nevoeiro não levanta, a tripulação desespera, o vento que nos tinha levado nestas ultimas horas esta a cair, a noite se aproxima.

"TZ" manda calar todo o mundo, cheira o ar, tenta apanhar o cheiro de qualquer coisa, talvez da fabrica do cimento, ou ouvir qualquer ruído...Nada.. Eu arrisco a apanhar uma palmada dizendo "Ti Ze" me deixa brincar ao LU com o "Musiqueiro"..Silencio palmada não chega ao meu pescoço..As ordens chegam como de costume curtas e solidas... Ninguém mexe só respira um de cada vez.. Vingança vai buscar essa porcaria do radio e me da o enfiamento do Radio Clube do Lobito.

Coração batendo com medo de apanhar uma bronca se a coisa não funcionar..Bem se falhasse de certeza que iria ao banho com o "Musiqueiro" como companhia.

Radio ligado, claro o Radio Clube do Lobito chega a estourar sinal fortíssimo, recolho toda a pequena antena do receptor, ponho o radio em cima da cabine e começo a rodar este para a esquerda e para a direita para a apanhar a queda do sinal (abatimento so com a antena interor de ferrite) no pequeno S meter por mim adaptado, que equipava o aparelho, e apanha a queda do dito sinal, confirmei umas quantas vezes, então disse ao "Ti Ze" a emissora esta no enfiamento da proa ou da popa.

A palmada não surgiu ...Olhando para a agulha de marear ele só comentou, pela popa esta o Brasil, pela proa esta o Lobito, não sei se será a restinga ou a entrada da Baía....Se as tuas observacoes estão certas devemos de estar bastante amarados, e a cerca de uma milha ao Sul da entrada do Lobito, com o Radio Clube na linha de proa, portanto com a restinga pela frente.. Vingança, avança para a proa devagar, não abana o barquinho, atenção aos ruídos ...Alguns minutos depois eu avisei ruídos de motos a acelerar...Depois carros a buzinar...Depois gritei arrebentação de ondas em terra...A cerca de 100 metros aparece uma fraca claridade de luzes.A restinga estava la.

"Ti Ze' ocupa a minha posição da proa e o Jacinto Medina toma o leme..Manda alterar o rumo para o Norte, e com o pouco vento que ainda se apanha entrando pela alheta de Bombordo, sempre a razar terra, ao fim de cerca de 1 milha entramos na Baía a procura da boia de chegada.... Eu volto para o meu " Musiqueiro".

Ligo o radio e começo a ouvir confortavelmente o Radio Clube a anunciar de que estava a sair do nevoeiro e da escuridão o primeiro barco a vela que vinha na primeira regata, de Luanda ao Lobito.

Um barco a motor se aproxima com a tripulação da reportagem do R.C.Lobito, transmitindo em real para a emissora, a nossa chegada.


No meio de muitos "Flash" eu pego na escota da vela grande para folgar um pouco e escuto imediatamente no meu radio o comentário... Um tripulante esta a largar uma corda.... "Ti Ze' grita Vingança desliga essa porcaria senão levas com ele na pinha.

Entramos cerca das 20h00 e o segundo barco na classificação, alias igual ao nosso o "Carapau de Corrida" entrou ao amanhecer muitas horas depois de nos... Acalmado la fora a vista da entrada do Lobito.

Ainda hoje guardo esta relíquia só que agora já não escuto .. O Tango dos Barbudos, nem "Las Palmeiras, ou ate Quando Calienta o Sol , La noiva etc... Hi Hi.
CV