MUSSULO III Passagem do Brasil para Africa e regata C2R 2014
Breve resumo da inesquecível passagem do Irmão Jose Guilherme a bordo do seu "Mussulo III" do Brasil a Africa e a sua participacao na Regata C2R 2014.
•Mastro
caiu
em
cima
do conves
a cerca
de 1450 nm da cidade de Cape Town ao
Sul
da ilha
de Tristao
da Cunha
Com diesel so para cerca
de
1000 nm e uma tripulação
rija eles chegaram.
Um punhado
de homens
de MAR
membros da Irmandade da Costa
de Angola e Africa do Sul alguns
sem se conhecerem,
juntaram-se
em
esforcos.
E ele
foi
abastecido já
no seu
limite
da sua autonomia
,
alcançou.
CT se reparou o barco e a
CT se reparou o barco e a
tripulacao
consegui
entrar
na
regata
e atingir
o 7 lugar
na
classificacao.
No mar tudo
e possível incluindo
perder
a vida! Pois
ELE nao
faz
prisioneiros tu
nao
te
convidou.
Esta passagem
do Brasil para
Africa tem duas
areas de navegacao.
areas de navegacao.
•A)
Subir
de latitude desde o Rio de Janeiro ate cerca
de 38 Sul
e rumando
para
Este se chama
corredor
da Morte
pelos
nossos
antigos
marinheiros.
•
•Neste
corredor
uma
semana
antes o iate
Brasileiro
“Terroso”
que
fazia
a sua
passagem
para
CT foi
apanhado
numa
tempestade
ao
largo da Argentina, e com avarias
serias
e o seu
Skipper bastante
ferido
teve
que
ser
evacuado
pela
Marinha
Brasileira,
voltou
para
o seu
porto
e nao
compartecipou
na
regata
Cape 2 Rio de 2014
•
•Se
nao
envias
Mayday e so envias um Pam Pam demostras
que
estas
em
condicoes
de navegar
e nao
ha lei que
OBRIGUE a te
ajudarem,
nestas
circunstancias
, so a amizade
de MAR podera
a vir
a funcionar.
•
•Declarar
Mayday eles
te
salvam
mas o barco
fica,
e o melhor
e afundalo
antes que
alguem
o pegue
e depois
ficas
sem
ele
ou
o compras
de volta,
em
tribunal.
•
•
Um barco
passou
por
eles
e nao
parou
apesar
de saber de situacao.
De terra lhe perguntaram
se ele
declarava
estado
de Mayday ele
respondeu
que
iria
navegar
ate ao
fim
do combustivel,
pois
ele
acreditou
em
quem
estava
em
terra a tentar
ajudar.
O barco
continuou
a navegar,
e nada de lhe
dar
Diesel.
•
•4
a 5 horas
mais
tarde
o barco
“Edimburg”
por
nos
contactado que por sinal o chefe de maquinas
e um Portugues
de nome
Santana lhe
forneceu
cerca
de 900 litros
para
eles
chegarem
a Cape Town a tempo de uma operacao
contra relogio
reparar
as avarias
voltar
a meter o mastro
e largar
para
uma
tempestade
no
principio da regata que muita dor nos deu a nos todos.
Avarias das mais diversas,
Leme Aparelhos electronicos etc
•Com
muito
trabalho
eles
no meio
do frio
que
por
la faz
conseguiram
endireitar
o mastro
no conves,
acomodalo,
amarralo,
e nao
aceitando
as ( recomendacoes
do M.R.C.C o que perdiriam
muito
tempo, e entao
ser
impossivel
estar
a horas
de reparar
e participar
na
regata)
de voltar
para
Tristao
da Cunha, porque nao conseguiam barcos pertos dele que lhe fornecesse diesel, se meteram
no meio
da alta
pressao
a onde
ha menos
vento,
e meteram
proa
para
a “Mother City”.
•
O pessoal
de terra comecou
a tentar
resolver o problema
contra relogio,
Portugueses,
Sul
Africanos
, Angolanos,
nao
paravam.
Telefones
, Radios, deslocacoes
de carro
,Emails, Servicos
de Salvacao,
apoio
de terra enfim nada ficou parado. (Muitos nunca se sabera quem foram, mas de certos
que
sao
muito
chegados
a nos
e ao
Mar).
<< Home