Sunday, March 16, 2014

MUSSULO III Passagem do Brasil para Africa e regata C2R 2014

Breve resumo da inesquecível passagem do Irmão Jose Guilherme a bordo do seu "Mussulo III" do Brasil a Africa e a sua participacao na Regata C2R 2014.





Mastro caiu em cima do conves a cerca de 1450 nm da cidade de Cape Town ao Sul da ilha de Tristao da Cunha


Com diesel so para cerca de

 1000 nm e uma  tripulação

rija eles chegaram
Um punhado de homens de MAR 

membros da Irmandade da Costa 

de Angola e Africa do Sul alguns 
sem se conhecerem, juntaram-se 
em esforcos.
E ele foi abastecido   
no seu limite da sua  autonomia
alcançou.
 CT se reparou o barco e a 
tripulacao consegui entrar na 
regata e atingir o 7 lugar na 
classificacao
No mar tudopossível incluindo perder a vidaPois ELE nao faz prisioneiros  tu 
estas la de tua livre vontade ELE 
nao te convidou.

Esta passagem do Brasil para Africa tem duas 

areas de navegacao.

A) Subir de latitude desde o Rio de Janeiro ate cerca de 38 Sul e rumando para Este se chama corredor da Morte pelos nossos antigos marinheiros.

Neste corredor uma semana antes o iate BrasileiroTerrosoque fazia a sua passagem para CT foi apanhado numa tempestade ao largo da Argentina, e com avarias serias e o seu Skipper bastante ferido teve que ser evacuado pela Marinha Brasileira, voltou para o seu porto e nao compartecipou na regata Cape 2 Rio de 2014
Se nao envias Mayday e so envias um Pam Pam demostras que estas em condicoes de navegar e nao ha lei que OBRIGUE a te ajudarem, nestas circunstancias , so a amizade de MAR podera a vir a funcionar.
Declarar Mayday eles te salvam mas o barco fica, e o melhor e afundalo antes que alguem o pegue e depois ficas sem ele ou o compras de volta, em tribunal.
Um barco passou por eles e nao parou apesar de saber de situacao. De terra  lhe perguntaram se ele declarava estado de Mayday ele respondeu que iria navegar ate ao fim do combustivel, pois ele acreditou em quem estava em terra a tentar ajudar. O barco continuou a navegar, e nada de lhe dar Diesel.
4 a 5 horas mais tarde o barcoEdimburgpor nos contactado  que por sinal o chefe de maquinas e um Portugues de nome Santana lhe forneceu cerca de 900 litros para eles chegarem a Cape Town a tempo de uma operacao contra relogio reparar as avarias voltar a meter o mastro e largar para uma tempestade no principio da regata que muita dor nos deu a nos todos.


Avarias das mais diversas, Leme Aparelhos electronicos etc


Com muito trabalho eles no meio do frio que por la faz conseguiram endireitar o mastro no conves, acomodalo, amarralo, e nao aceitando as ( recomendacoes do M.R.C.C o que perdiriam muito tempo, e entao ser impossivel estar a horas de reparar e participar na regata) de voltar para Tristao da Cunha, porque nao conseguiam barcos pertos dele que lhe fornecesse diesel, se meteram no meio da alta pressao a onde ha menos vento, e meteram proa para a “Mother City”.
O pessoal de terra comecou a tentar resolver o problema contra relogio, Portugueses, Sul Africanos , Angolanos, nao paravam. Telefones , Radios, deslocacoes de carro ,Emails, Servicos de Salvacao, apoio de terra  enfim nada ficou parado. (Muitos nunca se sabera quem foram, mas de certos que sao muito chegados a nos e ao Mar).